terça-feira, 23 de junho de 2015

Blusa Infantil em Tricot - Receita

Olá!
Esta teci para menino, mas este ponto favorece também as meninas. Tamanho de 2 a 3 anos, dependendo da criança. A foto saiu escura, mas a cor é bege.
Havia um vídeo gratuito que ensinava como tecer esta barrinha e gola, inclusive eu inseri o link em uma receita de postagem anterior; mas a dona do vídeo retirou-o e agora só poderá visualizá-lo quem pagar. Então abaixo, na receita, fiz o possível para explicar como tecê-la . Espero que ajude!
Clique na imagem para ampliá-la
Material : aproximadamente 130 g. da lã Família da marca Pingouin, agulhas para tricot nº 4 e 1/2 , 1 botão.
Ponto Fantasia Gola:
- Direito do Trabalho : ponto de barra 2/2 ( *2 t., 2 m.*).
- Avesso do trabalho : todo em t.
Ponto Fantasia da parte da Frente ( trabalhado em 11 pontos) :
1ª carr.=  1 p.m.d.; 2 t.; 3 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 1 m.; 1 t.; 1 p.m.d.
2ª carr. e todas as pares = em t.
3ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 2 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 1 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
5ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 1 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 2 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
7ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 3 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
9ª carr.= voltar à 1ª carr.
Ponto da barrinha transpassada : cordões de tricot ( tricot nos dois lados).
Ponto da barra da blusa e punhos das mangas : ponto de barra 1/1 ( *1 t.; 1 m.* e no avesso acompanha os pontos).
EXECUÇÃO:
Inicie pela parte da frente: monte 52 p. e trabalhe 8 carr. da barra. Trabalhe 9 p. em m.; 11 p. no ponto fantasia; 12 p. em m.; 11 p. no ponto fantasia; 9 p. em m. À 22 cm do inicio, inicie a barrinha transpassada.
Barrinha transpassada - parte exterior - com casinha para botão : divida o trabalho em 2 partes, pegue metade de uma parte + 2 pontos da outra parte ( 28 p.), deixando os 24 restantes à espera; trabalhe 4 p. em barrinha e o restante seguindo o p. fantasia. Faça a casinha para botão  à 5 cm. do inicio. À 6 cm. do inicio, inicie o decote.
Decote: remate 2 p. no inicio da barrinha, rem. 4 p. (1 v.) e a cada 2 carr. rem. 2 p. (3 v.) e 1 p. (1 v.). Remate os 15 p. restantes para ombro.
Barrinha Transpassada- parte interior: retome os 24 p. que estavam à espera e + 4 p. da barrinha que já foi tecida ( pegue, no avesso do trabalho, na 1ª carr., 4 p. da outra barrinha ) e repita idem à outra parte.
Obs.- Para trabalhar o decote: ao invés de rematar os p. no decote, você poderá trabalhar deixando-os à espera. Veja como:
- Trabalhe a 1ª carr. rematando 2 p. do inicio da barrinha.; na volta ( de fora para dentro ) deixe 4 p. (não trabalhe 4 p.), vire e trabalhe a carreira; na volta deixe 2 p., vire e assim por diante. Estes pontos estarão à espera, trabalhe desta forma o outro lado. Quando as duas partes estiverem prontas, passe os p. para um alfinete ou agulha auxiliar , para que possa trabalhar  a parte das costas.
Costas : monte 52 p. e trabalhe em p. m. no direito e t. no avesso por 2 cm. a mais que a parte da frente;remate 15 p. de um ombro, trabalhe 22 p. e remate os 15 p. para outro ombro; deixe os 22 p. à espera.
Obs.:  eu sempre trabalho nas costas 2 cm. a mais que na frente, para dar um caimento melhor.
Gola : feche os ombros, retome os p. à espera das partes da frente e costas. Nos espaços entre os p. deixados ou rematados do decote, levante 1 p. em cada espaço e levante 4 p. nos 2 cm. a mais de cada ombro. Trabalhe por 7/8 cm e remate com uma agulha de nº maior ( para não repuxar a gola).
Costure, fechando as partes das costas e frente; deixando 13 cm. para a manga em cada lado.
Mangas : Monte 34 p. e trabalhe o punho por 8 carr. Trabalhe, aumentando 1 p. em cada lado a cada 5 carr. ( 9 v.), à 27 cm do inicio rem. todos os p.
Costure as mangas, pregue o botão.
----------------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
carr.       - carreira(s)
p.           - ponto
t.            - tricot
m.          - meia ( ponto de malha)
p.m.d.    - ponto meia duplo
p.j.m.     - pontos juntos em meia
laç.         - laçada (s)
rem.       - rematar
v.           - vez (s)

OBRIGADA POR SUA VISITA!

27 comentários:

  1. Maravilhosa blusa infantil ,vou tentar fazer para meu neto ,DEUS te abençoe pela receita e por todos os trabalhos com receita ,te admiro muito alem de nos mostrar coisas lindas ainda nos presenteia com as receitas , muitas bençaos em sua vida bjs ...zilda regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda!
      Amém! e muito obrigada pelo carinho!
      Bjos.!

      Excluir
    2. Não estou conseguindo fazer os remates do decote. Será que daria para me passar o passo a passo? Fiquei confusa por causa dos 4 pontos em tricot. É depois desses pontos que tenho que fazer os remates? Eu estou fazendo com 82 pontos. Quantos tenho que deixar à espera no centro e nos ombros? Meu neto tem 3 anos e por isso fiz maior. Aguardo sua resposta . Meu e-mail é ivanapepelgi @gmail. Com. Muito ansiosa por terminar, muito obrigada!!

      Excluir
  2. Podoba mi się taki kołnierz bo ładnie się układa :))) pozdrawiam

    ResponderExcluir
  3. Que linda, parabéns, adorei.
    Um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem Vinda, Sisi!
      Muito obrigada, ótimo domingo a você também!
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito lindo, vou fazer para o meu afilhado.
    Um grande abraço e obrigada por partilhar a receita.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,lindo demais e os pontos são perfeitos para um menino.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por ter postado a receita,vou ver se não perco que quero fazer um .

    ResponderExcluir
  7. Sou nova nos blog e estou adorando trabalhar com as explicações das tuas postagens. Felicidades e muito sucesso em tua vida !Vou tentar fazer para meu neto. Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você, pela visita e gentil comentário!
      Sucesso na tua vida também!
      Abraços!

      Excluir
  8. Obrigada por disponibilizar a receita. É linda essa blusa! Vou fazer pro meu netinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você Grassas pela visita e gentil comentário!
      Abraço!

      Excluir
  9. MUITO LINDO. PARABÉNS Márcia . amei. qual o tamanho. bjsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doce flor, o tamanho está citado acima no texto inicial.Obrigada, abraço

      Excluir
  10. Só não consegui entender a parte de que se trabalha a parte de tr´s com 2cm a mais. Éna peça toda? Não dá diferença na hora de consturar?/ Obrigada Meu nome é estela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estela!
      Eu costumo trabalhar 4 carreiras a mais( ou 2 cm.) somente no final, assim a parte dos ombros e pescoço fica melhor.
      Pega uma blusa de confecção industrial, coloca numa superfície plana, alinhe-a e você entenderá. Porque quando tecemos frente e costas na mesma altura; quando você veste a blusa, a gola fica subindo; principalmente as de golinha redonda.
      Abraço e boa semana!

      Excluir
  11. Oi querida, você poderia me dar o nome do ponto fantasia da frente dessa blusinha? porque pelo seu esquema não fica igual, ou será que você poderia postar um video do passo a passo desse ponto, mas se você me desse o nome eu procuraria aprender sozinha, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margareth!
      Este ponto fantasia, é de uma revista que tenho a muitos anos; ela nem existe mais, pois é de Portugal e não tem nome. A unica parte desta receita de ponto que pode dar diferença é 2.p.j.m. Tem que pegar os 2 pontos juntos em meia; MAS NÃO PODE PEGA-LOS PELA PARTE DE TRÁS DO FIO, TEM QUE SER DA MESMA FORMA QUE VOCÊ TRABALHA O PONTO MEIA.
      Digo isto, porque algumas pessoas, como acham difícil pegar juntos os pontos em meia, pega-os juntos por trás que é mais fácil. Isto muda muito o efeito do trabalho.
      Abraço!
      P.s. = tem receita desta mesma revista que eu tive que concertar, porque editaram errado.

      Excluir
    2. Olá Novamente Margareth!
      Se voce tem whatsapp, eu gravo video e envio.
      Mand teu whatsap por e-mail e te adiciono.
      E-mail : donamarciaps@hotmail.com

      Excluir
  12. Marcia, eu gostaria de agradecer, aqui no seu blog, toda a ajuda, compreensão e carinho que você teve comigo, desde o momento em que me decidi fazer sua blusinha, até o momento seguinte quando descobri que não conseguia fazer o ponto fantasia de jeito nenhum, e você me ajudou, me mandou video, me explicou muitas vezes e foi aí que descobri que não acertava fazer pois minha laçada em meia em não estava pegando certo, você mais uma vez teve paciência comigo e eu acertei e fiz a blusinha que tinha me proposto a fazer, postei pra você a blusa feita mas não sei postar aqui no seu blog, pra inspiração de todas e todos que de repente querem fazer e não acertam, como eu no princípio, Não podia deixa de te agradecer .... muito, mas muito obrigada mesmo, Márcia, Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Muito obrigada Margareth. Sou eu quem agradece pelo carinho.
      Deus te abençoe também!

      Excluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!