domingo, 27 de maio de 2012

Lenço mágico em tricot- Receita

Olá!
Inspirada no "cachecol mágico", desenvolvi este modelo com passador. Um acessório para outono/inverno, leve e macio como um lenço e quentinho como um cachecol. 
Uma peça que você precisará tecer somente 1/3 do comprimento desejado, pois o total  obterá após tê-lo desmanchado. Abaixo verá a receita, mas antes é importante que você veja estas dicas: 

-É necessário saber tecer o cachecol mágico, se ainda não sabe, veja em:
- Para calcular o tamanho que terá que tecer, divida por 3 o comprimento desejado e teça somente 1/3. Ex.: se desejar 75 cm., teça somente 25 cm.
-Sempre montar nº ímpar de pontos ( para na hora de soltá-los)
- As carr. de arremate são necessárias para separarem as partes que deverão e não deverão ser desmanchadas.
- Arrematar os pontos com agulha dois nºs maiores.Ex. ag. nº 5 1/2 ( facilita na hora de levantar os pts.)
- É necessário tecer o 1º ponto de cada carreira e se tecê-lo mais frouxo , fica ainda melhor.
-Lã mais grossa (espessa) e agulha de nº menor ( que indicada na embalagem)faz com que fique mais macio e menos aberto (os pontos).
-Após desmanchá-lo, dê uma esticadinha nas duas laterais.
RECEITA:
Material: 50 g.(gramas) lã Molet, agulhas para tricot nº 4, agulhas para tricot nº 5  1/2 (para arrematar), alfinete auxiliar ( ou outro para separar pontos), agulha crochet nº 2,5 mm. ou 3,0 mm.( para a flor).
Pontos empregados: 
- t. direito e avesso (exceto passador).
- ponto de barra 1/1 (passador)
Execução:
- Monte 33 pts. na ag. nº 4 e trabalhe 5 cm.(centímetros) , trabalhe 1 carr. soltando os pontos: 1 t.,* solte o próximo ponto (deixe cair da ag.), 1 t.* ,e repete de *a*,terminar com 1 t. 
Separe os 17 pts. que restaram para trabalhar o passador: intercalando-os, passe 1 p. para uma agulha, o próximo p. para outra agulha, até o final, assim terá 9 pts. em uma agulha (que ficará na frente) e 8 pts. em outra agulha (que ficará atrás) .Trabalhe os 9 pts.  de uma agulha por 15 carr.( 6 cm.), deixe à espera e da mesma forma trabalhe os 8 pts. da outra agulha .
Trabalhe 1 carr. para fechar o passador: trabalhe 1 p. de cada agulha intercaladamente (ou se preferir, poderá trazê-los intercaladamente a uma única ag., e trabalhá-los).
Trabalhe 1 carr. aumentando 1 p. em todos os pts.( para obter novamente os 33 pts) e arremate. Amarre o fio novamente e trabalhe por 16 cm. (para obter aproximadamente 48/49 cm. quando desmanchar). Trabalhe 1 carr. soltando os pts. (conforme procedimento anterior) , 1 carr. diminuindo pts. ( 2 p.j.) até restarem 8 pts. e trabalhe 15 carr.(6 cm.) em ponto de barra.
Trabalhe 1 carr. aumentando pts. ( basta trabalhar 3 pts. no mesmo p.) até obter novamente os 33 pts.  e 1 carr. arrematando pts. Levante novamente os 33 pts. e trabalhe por 5 cm. Trabalhe 1 carr. em arremate final conforme vídeo-aula dos links acima ( arrematando e simultaneamente soltando os pontos). Desmanche as partes quais soltou os pontos e...........prontinho!
--------------------------------------------------------------------
Legenda as abreviaturas:
p. - ponto
pts. - pontos
carr. - carreiras
t. - tricot
p.j. - pontos juntos
ponto de barra 1/1 - 1ª carr. 1 t. , 1 m., demais carr. acompanham os pts.
repete de *a*- repetir o trabalho a partir do 1º asterisco(*).


Obrigada por sua visita!

4 comentários:

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!